2005
Irregular e Único
2005 foi um dos anos mais secos de sempre no Douro. No final de Agosto o esforço das videiras sob tão extremas condições era visualmente impressionante e a sua atividade fisiológica muito irregular. Estávamos obviamente preocupados. Mas subitamente as boas notícias caíram literalmente do céu: na 2ª semana de Setembro choveu. E algo que noutro ano nunca se deseja foi neste uma verdadeira bênção. As poucas gotas foram suficientes para refrescar o copado das videiras e reativar a maturação. Duas semanas mais tarde o resultado era espetacular! As primeiras fermentações mostraram imediatamente o nível de qualidade que tínhamos pela frente – intensos aromas de fruta, concentração… A paciência e o cuidado acompanhamento das vinhas nos momentos mais preciosos haviam sido recompensados – este difícil ano deu origem a algum dos melhores vinhos nascidos nas vinhas da família Alves de Sousa.
AMPHI
THEATRUM
VINTAGE PORT
Este vinho representa a entrada da família Alves de Sousa no lote muito restrito de Portos Vintage de Vinha. Uma vinha centenária que se estende ao alongo de um extraordinário anfiteatro natural e a singularidade de 2020, um ano com condições absolutamente únicas, revelando o porquê do Vinho do Porto ser a derradeira criação e obra-prima do Douro.
2020 será porventura o ano mais desafiante que a nossa geração já viveu. O ano foi em geral quente desde o seu início, levando a um avanço significativo logo desde o abrolhamento. A Primavera chuvosa levou a uma grande pressão de míldio, afetando também a Floração, com consequentes quebras numa produção que já há nascença não era demasiado generosa. As modestas previsões quantitativas do ano foram ainda agravadas com o escaldão ocorrido de 22 a 24 de Junho. As reservas de água acumuladas na Primavera permitiram contudo uma boa progressão da maturação. A entrada no último terço de Agosto marcou um ponto de viragem brusco - após uma chuva a 20 de Agosto, aparentemente bem-vinda para fazer face ao calor estival e ajudar a terminar a maturação... rapidamente começa a verificar-se uma desidratação galopante nos bagos em diversas vinhas, com particular incidência nas cotas mais baixas da região. O resultado... a quantidade sofreu uma quebra dramática, ultrapassando em diversas vinhas os 50%. Mas a Natureza retirou por um lado e deu por outro - a qualidade é verdadeiramente excecional! A concentração, a intensidade foi tal que numa primeira análise levantaram algumas questões. Lordelo, a vinha mais antiga da Quinta da Gaivosa, até então trabalhda e engarrafada como um Douro singular, atinge subitamente um nível recorde de concentração. Era puro Porto vintage diretamente da vinha! A concentração era realmente imensa... mas proporcional em todos os níveis - açúcares, aromas, compostos fenólicos, acidez... tudo (!), garantindo uma intensidade marcante mas também um equilíbrio notável! Condições únicas e com um marco histórico muito especial - aconteceu exatamente 200 anos após 1820, o ano em que condições semelhantes mudaram o Vinho do Porto para sempre
COLHEITAS: 2020
Best LBV
of the Guide
(La Bible du Porto)
Grand Gold
Berliner Wein
Trophy
7 International
Gold
Medals
Best
Value Fortified Wines 2016
Best
LBV
(Weinwelt)