top of page

A FAMÍLIA

Grandes vinhos não se fazem apenas de um bom terroir. É necessária uma enorme dedicação e trabalho diário no qual contamos com o apoio de diversos colaboradores no trabalho na vinha, na adega e na linha de engarrafamento.

Com formações e percursos distintos, Domingos e os seus 4 filhos são o núcleo deste projeto familiar de 5 gerações que se caracteriza pela sua simpatia e simplicidade, mas igualmente pela ambição de criar o seu próprio caminho e deixar a sua marca no mundo.

domingos.png

DOMINGOS ALVES DE SOUSA

PRODUTOR

Após muitos anos dedicados à produção de generosos para algumas das principais casas exportadoras é Domingos Alves de Sousa (4ªgeração), engenheiro civil de formação mas que cedo cedeu ao chamamento da terra, que começa a olhar as vinhas de uma forma diferente tornando-se num dos pioneiros da nova geração de produtores de vinhos do Douro surgida no início dos anos 90.  A qualidade e a singularidade dos seus vinhos tem sido amplamente reconhecida, com distinções e menções nas mais aclamadas publicações nacionais e internacionais. Um destaque especial para os prémios “Produtor do Ano” em 1999 e novamente em 2006 atribuídos pela “Revista de Vinhos”, tornando-se o primeiro na história a receber por duas vezes a mais importante e prestigiada distinção para um Produtor de Vinhos em Portugal.

tiago.png

TIAGO ALVES DE SOUSA

ENÓLOGO

Formado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Tiago Alves de Sousa foi distinguido em 2003 com o prémio Fundação Eng.º António de Almeida e com a Bolsa de Mérito do Fundo de Apoio ao Estudante, atribuído ao melhor aluno da Licenciatura. Após vários estágios de vindima, nos quais colaborou com enólogos consagrados como Manuel Vieira e Anselmo Mendes, complementados com alguns cursos de formação na área da Enologia e da Viticultura e uma passagem pelo Instituto de Viticultura da Universidade Católica de Piacenza (Itália) onde colaborou com os reputados Professores Mario Fregoni e Luigi Bavaresco, passa em 2002 a integrar a equipa. Durante alguns anos acumulou as funções desempenhadas na Alves de Sousa com um doutoramento em Viticultura no Departamento de Fitotecnia e Engenharia Rural da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o qual viria a concluir em 2011 com classificação máxima. É Docente Universitário e conta com várias publicações no âmbito da viticultura em revistas internacionais e atas de encontros científicos, sendo frequentemente convidado para palestras, aulas de mestrado e para fazer parte de júris de trabalhos científicos em Portugal e além-fronteiras. Na produção de vinhos do Douro e Porto da família, além da direção técnica, é também responsável por vários mercados de exportação.

patricia.png

PATRÍCIA ALVES DE SOUSA

DIRETORA FINANCEIRA

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Porto, Patrícia Alves de Sousa abraçou esta profissão até ao ano de 2012. Em 2007, como complemento da sua atividade profissional, iniciou a sua colaboração com a empresa Jerónimo Martins, mantendo-se atualmente na Direção técnica de diversas parafarmácias do grupo.
Em Janeiro de 2013, cedeu ao apelo do Douro e da família e, à semelhança do caminho percorrido por Domingos Alves de Sousa décadas antes, mudou-se para Vila Real, juntando-se assim ao projeto familiar.
Diretora Financeira da empresa Alves de Sousa,  responsável pelos Projetos de financiamento afetos a fundos comunitários e por diversas áreas da organização, logística e gestão da empresa, em 2014 sentiu necessidade de complementar a sua formação nessa área com uma Pós graduação em Direção de Empresas pela prestigiada Porto Business School, no Porto.
Patrícia é Responsável Comercial por alguns dos principais  mercados da empresa, dos quais de destacam o Canadá e a Bélgica.

 

andreia.png

Licenciada em Design de Comunicação na ESAD, Andreia Alves de Sousa tem uma ampla experiência de criação de rótulos e packaging para vinhos não só na empresa familiar sendo autora dos rótulos do Vale da Raposa, Caldas, Estação, Oliveirinha, entre outros,. mas também em projetos para outros produtores nacionais.

ANDREIA ALVES DE SOUSA

DESIGNER

joao.png

Com uma formação diversificada no campo do design, animação, audiovisual e multimédia, João Alves de Sousa mostrou desde sempre interesse por formas distintas de expressão, seja a partir de filmes animados, clips publicitários,  design, videojogos, dinamização de redes sociais e experiências em Realidade Aumentada. É doutorado, docente e investigador na Universidade Lusófona do Porto sendo diretor da licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia  e subdiretor da Licenciatura em Comunicação Audiovisual e Aplicações Multimédia tendo sido distinguido em 2021 pelo prémio de inovação pedagógica "Fazer +".

Venceu o primeiro prémio de Rótulo Artístico do Concurso do Diário de Notícias em 2005 e, no mesmo ano, de Rótulo do Vinho Oficial do Fantasporto, Festival Internacional de Cinema Fantástico. É também o autor dos rótulos Abandonado e Vinha de Lordelo.

JOÃO ALVES DE SOUSA

DIGITAL MEDIA & DESIGN

bottom of page